quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Deu no Jornal

Foto Daniel Conzi/Agência RBS
BALEIAS NO PÂNTANO DO SUL

Duas baleias francas foram avistadas em Florianópolis nesta quinta-feira. A mãe e o filhote estavam na praia de Pântano do Sul, no Sul da Ilha de Santa Catarina. A expectativa é de que cem baleias passem pelas praias catarinenses até novembro, quando se encerra a temporada de visitação das francas ao Estado.

Conforme a diretora de pesquisa do projeto Baleia Franca, Karina Groch, o filhote que foi visto ao lado da mãe durante esta tarde nasceu na orla de Santa Catarina. Os dois estão saudáveis.
Alguns moradores, ao verem que os animais pouco se mexiam, acharam que eles tivessem encalhado. Karina explica que é normal, e típico da espécie, a aproximação em áreas costeiras e próximas à arrebentação das ondas. As francas podem ficar até semanas na mesma enseada e em locais rasos.

Cuidados
O comportamento das baleias costuma encantar observadores. A diretora de pesquisa do projeto Baleia Franca destaca que, nesta época, os animais são frágeis e, por isso, as regras de preservação devem ser seguidas à risca. Para não interferir no desenvolvimento da espécie, embarcações devem desligar os motores quando estiverem a cem metros de distância dos animais.
 
Baleias em SC
De 22 de julho até agora, quando se iniciou o monitoramento por sobrevoos, pelo menos 35 baleias francas foram avistadas nas praias catarinenses
. Na região de Garopaba, no Litoral Sul, os cetáceos tem atraído a atenção de moradores. Cem cetáceos devem passar pelo Estado até novembro para se reproduzir e cuidar dos filhotes.

A espécie


A baleia franca é uma espécie migratória. Nos meses de inverno, ela sai da Antártida em busca de águas mais quentes para procriar, ter filhote e cuidar do bebê. Durante a viagem, o cetáceo não se alimenta e dedica toda atenção à cria. A alimentação é feita somente no continente gelado: a franca armazena gordura para gastar durante o percurso.

Os sobrevoos de monitoramento são importantes para a preservação da espécie porque permitem avaliar como as francas estão ocupando a costa. Um dos resultados foi a identificação da principal área de concentração da espécie no Brasil, resultando na criação da Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca/ICMBio.


(Do DIÁRIO CATARINENSE)

Um comentário:

bruna disse...

A mãe e um fihote de baleias francas foram vistas nesta segunda-feira na praia de Ingleses, em Florianópolis. Por volta das 7h elas estavam próximas a rebentação.
Nesta temporada, foi a primeira vez que as francas foram avistadas no Norte da Ilha de Santa Catarina.


bruna quarti barcelos