sexta-feira, 15 de julho de 2011

TROFÉU TAINHA: LAGOINHA É BI CAMPEÃ

Foto Carlos Kilian/Divulgação
A praia da Lagoinha, Norte da Ilha, é bi-campeã na pesca artesanal de tainhas na Ilha de Santa Catarina e vai receber pela segunda vez consecutiva o "TROFÉU TAINHA". Na safra deste ano, pescadores da Lagoinha cercaram e arrastaram 40.920 tainhas.
A praia dos Inglêses ficou em segundo, Barra da Lagoa em terceiro e Pântano do Sul em quarto lugar.
 Criado em 2009 com o objetivo de resgatar a tradição nativa da pesca artesanal e valorizar as comunidades pesqueiras da Ilha de Santa Catarina, o "Trofeu Tainha" premia a comunidade vencedora com um troféu, homenageando a cada temporada uma personalidade local. Este ano o homenageado é o Prof. Nereu do Vale Pereira, doutor em sociologia, economista e folclorista. Atuou durante muitos anos na Universidade Federal de Santa Catarina, e já publicou várias obras relacionadas ao folclore catarinense com destaque para “As festas do Divino Espírito Santo– Origens” de 1985; “A Arte da Baleeira”, de 1991, e “A Ilha – 500 anos”, entre outros. Foi vereador, deputado estadual e presidente do Avaí Futebol Clube.
Nos anos anteriores, foram homenageados o jornalista Cacau Manezes, e o meteorologista e "Bruxo da Ilha" A. Seixas Neto.
PRESENTE E FUTURO
Historicamente a safra da Tainha se inicia em 15 de maio e se estende até 31 de julho. As comunidades pesqueiras artesanais da Ilha de Santa Catarina mobilizam-se nesse período. Essa modalidade de pesca sempre constituiu grande importância no caráter sócio econômico e é uma tradição local. O “Troféu Tainha” é entregue anualmente a comunidade que pescar o maior número de Tainhas no cerco de praia durante a temporada de pesca.
A soma oficial de Tainhas é de responsabilidade da Sindpesca (Sindicato de Pesca do Estado de Santa Catarina). Numa parceria do Institiuto Costão Social e da Fundação Frankilin Cascaes, a comunidade vencedora receberá o “Troféu Tainha” em ato público, no vão central do Mercado Público da Capital, na última semana do mês de julho.

2 comentários:

DOUGLAS SILVA disse...

úúúúúú a lagoinha e bi mais uma vez
Ôh, coisa linda viu.....

DOUGLAS SILVA disse...
Este comentário foi removido pelo autor.