sexta-feira, 15 de julho de 2011

Lobo Solitário

 O U-513 em uma de suas poucas fotos

Localizado o submarino alemão


A família Schürmann encontrou, ontem,14/7/11, por volta das 22h, o submarino alemão U-513, que naufragou em 19 de julho de 1943. A embarcação foi localizada nas proximidades de São Francisco do Sul, no Litoral Norte de Santa Catrina.
Foram dois anos de buscas a bordo do veleiro Aysso para encontrar o material, encalhado a 75 metros de profundidade. Afundado pelos americanos durante a 2ª Guerra Mundial, o submarino estava desaparecido desde a época. O submarino foi o foco do documentário A Última Viagem, da produtora Set, que fala sobre um importante período histórico, especialmente conturbado num Estado marcado pela colonização alemã.
Durante a 2ª Guerra Mundial, o Brasil tornou-se um ponto estratégico para a campanha das forças aliadas, pois servia de ponto de apoio para a Marinha americana no Atlântico Sul e fornecia provisões e insumos para a produção de material de guerra.
O Brasil era conhecido como a Sentinela do Atlântico e aqui foram instaladas pelos norte-americanos diversas bases navais e aéreas.
O Alto Comando Alemão dos Submarinos preparou, em 1943, uma ofensiva no território brasileiro. Essa ofensiva trouxe mais de 20 submarinos alemães que afundaram 49 navios. 
Pelo menos dez submarinos alemães afundaram na costa brasileira. Nenhum foi achado. O primeiro pode ser o Lobo Solitário, do capitão Friedrich Fritz Guggenberger, condecorado por Adolf Hitler com a Cruz de Ferro por ter abatido um porta-aviões inglês e capturado pelos aliados justamente em SC.

O abate do U-513
O mar estava calmo naquele 19 de julho de 1943. Da Baía Norte de Governador Celso Ramos, o hidroavião americano decola no início da manhã. Só no meio da tarde surge um ponto no radar. É o U-513, o submarino nazista Lobo Solitário, que tinha a missão de abater os navios dos aliados na costa do Atlântico Sul. O submarino já havia afundado três embarcações na costa brasileira. Bombas são jogadas do céu, acertam o alvo e o inimigo afunda. 
— Anota as coordenadas do local do naufrágio e a hora do ataque — ordena o piloto Roy Seldon Witcomb, que comandava o hidroavião.
 
(Com informações do DC, Univale e Instituto Kat Schürmann)

Nenhum comentário: