segunda-feira, 1 de agosto de 2011

FIM DE SAFRA

Foto Andrea Ramos

Arante José Monteiro Filho, o Arantinho, do Pântano do Sul, é pescador de tainhas, historiador e um dos proprietários do tradicional "Bar do Arante".
Neste texto, ele estréia como colaborador do Tainhanarede e faz um balanço e uma análise da pesca da tainha em 2011 na ilha de Santa Catarina, safra que se encerrou oficialmente ontem, dia 31 de julho.

POUCA TAINHA


"De modo geral foi um fracasso a pesca da tainha este ano. Tirando duas ou três praias, a verdade é que na maioria delas foi decepcionante a pescaria, uma mixaria. Tanto no arrastão de praia quanto na caça de malha muitos pescaram somente prejuízos. Foi uma das piores safras dos últimos anos.
A razão disso foi uma só. No começo da safra, quando os cardumes já estavam no nosso litoral, bateu aquele “rebojão” com maresia que durou uma semana inteira. Uma ressaca braba, que deu mesmo foi dor de cabeça nos pescadores. Quando acabou esta veio outra, embora de menor intensidade, que parece que veio mesmo foi para arrematar o estrago da primeira. As tainhas fugiram lá para os “cafundós do Judas”, deixando os pescadores do litoral de Santa Catarina a ver somente navios. Os vigias cansaram de olhar para o mar, de manhã à noite, e só viam navios que passavam para lá e para cá.
Mas algumas poucas praias acertaram e capturaram, num só dia, toda a safra do mês, foi o caso da praia da Lagoinha do Norte e também dos Ingleses, que em um lanço só fizeram a safra. Mas veja bem, na praia dos Ingleses somente uma “parelha” acertou, porque existem muitas outras “parelhas” naquela praia que também amargaram prejuízo.
Este ano nem se falou das praias de Bombinhas, Garopaba e Pinheira, locais onde tradicionalmente se pescam muita tainha. De modo geral foi um ano triste para os pescadores, agora só resta esperar o próximo ano, para quem for vivo.
De uns anos para cá o Instituto Costão Social, localizado na Praia  Brava, instituiu o “Troféu Tainha” para a praia que somar o maior número de tainhas capturadas durante a temporada da pesca. Uma idéia, aliás, muito legal para nós pescadores, pois tem o objetivo de “resgatar e manter a tradição açoriana, da pesca de arrastão de tainha, entre 15 de maio e 31 de julho”. Junto com o Troféu também homenageia “uma personalidade nativa da Ilha que tenha influência no desenvolvimento sócio-cultural de nossa cidade”. É um trabalho muito bacana desta Entidade Não Governamental, pois nos incentiva e dá visibilidade ao nosso trabalho já tão quase esquecido. Também o blog do Fernando e  Andrea (www.tainhanarede.blogspot.com), traz  toda informação sobre a pesca.
Este ano a praia vencedora foi Lagoinha do Norte, que pela segunda vez ganhou o Troféu. Meus parabéns a todos os pescadores dessa linda e abençoada praia.
O homenageado deste ano foi o Professor Nereu do Vale Pereira, Doutor em Sociologia, Folclorista e pessoa muito estimada em nossa cidade. O Instituto também já homenageou o Jornalista Cacau Menezes (2010) e o saudoso meteorologista, nosso homem do tempo, Amaro Seixas Neto (2009). Justas homenagens.
Agora a relação das praias e da quantidade de tainhas pescadas na safra deste ano de 2011: Lagoinha do Norte = 40.920; Ingleses = 33.210; Barra da Lagoa = 15.090; Campeche = 13.530; Praia Brava = 8.855; Santinho = 8.600; Pântano do Sul = 6.800; Joaquina = 6.200; Moçambique = 4.500; Galheta = 2.735; Naufragados = 2.225; Ponta das Canas = 2.042; Gravatá = 1.505. Faltou Caiacanga e Daniela.
Acaba a tainha, se recolhe as redes e as canoas aos seus ranchos e se joga ao mar, novamente, à procura de bacalhau e anchovas, porque a fila anda e a roda gira e quem fica parado é poste. Até o próximo ano, se Deus quiser, para quem for vivo."

Arante José Monteiro Filho

Nenhum comentário: