quinta-feira, 7 de julho de 2011

ELAS ESTÃO CHEGANDO...

Foto Priscila Couto/PBF

QUINZE FORAM AVISTADAS

Equipe responsável pelo monitoramento avistou 15 mamíferos entre sábado e quarta-feira

Está oficialmente aberta a temporada de baleias no litoral catarinense. Entre sábado e quarta-feira a equipe do Projeto Baleia Franca (PBF/Brasil) registrou a chegada de 15 mamíferos da espécie. Doze delas estão na região entre Cabo de Santa Marta, em Laguna, e Guarda do Embaú, em Palhoça. Entre as baleias foi identificada uma mãe com o filhote.
No período do inverno, é comum avistar baleias francas no Litoral de Santa Catarina. A maioria dos indivíduos avistados estão em pares de fêmea e filhote, porém adultos solitários ou em grupos sociais também têm sido avistados.

As 15 baleias, três no sábado e o restante na terça e quarta-feira, foram avistadas por um grupo de pesquisadores em treinamento desde junho, como explicou a Diretora de Pesquisa do Projeto Baleia Franca, Karina Groch.

— O monitoramento das praias da região iniciou durante o treinamento, mas somente no sábado avistamos os primeiros indivíduos. Eram 3 adultos, entre eles um fêmea que se aproximou do costão de Itapirubá realizando diversos movimentos que permitiram a visualização da região ventral e determinação do sexo.

A baleia franca austral é uma espécie bastante dócil, nadando geralmente muito próxima à praia, logo após a arrebentação das ondas. Além das calosidades típicas existentes na cabeça, ela é identificada por ter o corpo predominantemente preto, apresentar nadadeiras peitorais em formato trapezoidal, cauda larga e pontuda.
Este mamífero pode pesar mais de 70 toneladas e atingir 18 metros de comprimento. Os filhotes nascem após um ano de gestação, variando entre 4,5 a 6 metros de comprimento, pesando de cinco a seis toneladas, e permanecem com a mãe durante todo seu primeiro ano de vida.

(Matéria do www.diario.com.br )

Nenhum comentário: