quarta-feira, 15 de junho de 2011

TAINHA E SURF: DIÁLOGO EM BV ?

Com a chegada do frio, a principal safra da pesca artesanal começou com apoio da comunidade do surfe local. Através do diálogo entre os pescadores e a Associação de Surfe Costão dos Náufragos (ASCN), os esportistas deverão respeitar a temporada da tainha e evitar surfar nas praias onde se costuma realizar a pesca de cerco. O objetivo é não afugentar o peixe que traz maior renda à comunidade pesqueira.
A temporada da tainha iniciou dia 15 de maio e finaliza em 31 de julho e movimenta todo o setor pesqueiro do Estado, gerando postos de trabalho e acrescentando a economia de todo litoral. Ano passado foram capturados 2,7 mil toneladas do peixe e trabalharam mais de 5 mil pessoas direta ou indiretamente, segundo apurou o jornalista Ezequiel Diaz Savino, do Jornal do Comércio.
De acordo com o presidente da ASCN e pescador profissional, Sérgio André, foi solicitado aos associados da entidade e aos surfistas que frequentam o balneário a não surfar na desembocadura do rio Itapocu e do rio Itajuba nos dias em que o mar estiver liso, já que são as condições ideais para as pescas de cardumes.
Durante a temporada somente poderá pescar quem estiver com a embarcação devidamente licenciada, seja para arrastão de praia, caça de malha ou barco industrial. Além disso, todas as pessoas que tenham participação direta na pesca deverão estar devidamente licenciadas e portar RGP. O Ministério Publico Federal determinou à Policia Ambiental fiscalização rigorosa das embarcações que estiverem operando sem licença e solicitou que o sindicato denuncie os falsos pescadores.
(Da rádio www.aquarelafm.com.br )

Nenhum comentário: