segunda-feira, 5 de outubro de 2009

TERRA DE TORNADOS

Tornado na Praia da Cachoira do Bom Jesus, Ilha de Santa Catarina, Brasil, no dia 02 de março de 2008. Imagens de Sérgio Schmiegelow. SUL É O SEGUNDO NO MUNDO
Pelo menos sete tornados atingiram Santa Catarina e o Rio Grande do Sul no mês passado. A informação é do serviço meteorológico privado MetSul, com base na análise de imagens dos estragos. Em setembro, o fenômeno causou pelo menos 14 mortes no Brasil e na Argentina.O perímetro compreendido pelos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, oeste do Paraná e pelo norte da Argentina e Paraguai é a segunda maior área em incidência de tornados do mundo.
Apenas a planície central dos Estados Unidos oferece condições mais propícias para o fenômeno. A conclusão é de um estudo do Laboratório Nacional de Tempestades Severas, dos EUA. Segundo a pesquisa, as condições climáticas geradas pelo choque de massas de ar frio da Patagônia com ventos tropicais formados na Amazônia propiciam a ocorrência de tornados, em média, 15 dias por ano no norte argentino e no Sul do Brasil.
Na província argentina de Misiones, o estrago foi generalizado, e 10 pessoas morreram no dia 7 de setembro. Na cidade de Guaraciaba, Extremo-Oeste de Santa Catarina, quatro pessoas morreram.Não há estudos que relacionem o aquecimento global a tornados no Sul. Essa evidência existe apenas para furacões, um fenômeno diferente. Um tornado é um pequeno porém intenso redemoinho de vento, formado por um centro de baixa pressão durante tempestades. Se o redemoinho chega a alcançar o chão, a repentina queda na pressão atmosférica e os ventos de alta velocidade (que podem alcançar mais de 500 km/h) fazem com que o tornado destrua quase tudo o que encontrar no meio de seu caminho.
A primavera e o outono são as estações dos tornados no Brasil. Pesquisas desenvolvidas recentemente comprovam que uma porção significativa das destruições atribuídas aos vendavais nos Estados do sul e parte do sudeste e centro-oeste são provocadas, na verdade, por tornados.

4 comentários:

Miguel disse...

D´uma olhada:
http://www.youtube.com/watch?v=kBlPQgmXKq0

.................................................................... disse...

Valeu Miguel! Mais uma dica preciosa! Abraços.

Ale disse...

Que lindo, vcs conseguiram ver?

.................................................................... disse...

Ale, nós não vimos não, foi lá no norte da Ilha, nós estamos no Sul. Ainda bem! Bjos.