quinta-feira, 22 de outubro de 2009

PAISAGEM ESPECULADA

Foto Fernando Alexandre
Quem sobrevoar ou passar pela praia do Pântano do Sul, extremo Sul da Ilha de Santa Catarina, neste domingo, dia 25 de outubro, a partir das 10 da manhã, vai perceber uma frase inusitada escrita em grandes letras nas areias de sua praia:
" P A I S A G E M * E S P E C U L A D A "
Não se trata de nenhuma campanha publicitária de lançamento de um novo "resort"; de mais um modernoso campo de golf (com 9 buracos, no mínimo) ou de qualquer mega empreendimento imobiliário "totalmente sustentável" que vai "alavancar o turismo e promover o desenvolvimento" da comunidade.
Trata-se de um poema coletivo escrito nas areias da praia. Um pequeno e triste poema de alerta. E um desesperado aviso aos navegantes: estão destruindo nosso mar, nossas praias, nosso pântano e nossos morros. Estão destruindo nossas vidas.
Esse pequeno poema de alerta vai ser escrito por todos, que podem levar para a praia pás de todos os tamanhos e formas, enxadas, ancinhos, baldes e latas. Ou seja: qualquer ferramenta que sirva para cavar a areia e escrever na praia o alerta.
A idéia do evento surgiu da tensão existente hoje entre a especulação imobiliária e os anseios de boa parte da comunidade da região em preservar a Planície do Pântano do Sul, transformando-a em um parque natural protegido.
A manifestação - que será devidamente documentada do alto - ficará visualmente ainda mais interessante se as pessoas puderem vestir roupas amarelas (calça, ou camiseta, vestido, boné, etc).
O ponto de encontro é em frente ao "Bar e Restaurante Pedacinho do Céu", lado direito de quem chega na praia, as 10 da manhã deste domingo. Onde depois (e durante também) do evento, poderemos confraternizar, cervejar, petiscar e provar uma deliciosa "sopa de siri com letrinhas" preparada especialmente pela Comandante Zenaide para a ocasião.
Promovem o evento o Grupo Rosa dos Ventos ( http://grupo-rosadosventos.blogspot.com, www.gruporosadosventos.com.br); o Núcleo Gestor Distrital do Pântano do Sul do PDP; Cine-Clube Armação; INMMAR - Instituto para o Desenvolvimento de Mentalidade Marítima; ABA - Associação do Bairro dos Açores e Rádio Comunitária Campeche. Apoio do Bar e Restaurante Pedacinho do Céu.
Para contatos: Silvana Macedo (48) 3233-0083; Gert Schinke: 8424-3060; Raquel Macruz: 8455-5932.
O quê - Evento Cultural Paisagem Especulada.
Onde - Pântano do Sul
Como Chegar - De ônibus até praia do Pântano do Sul, à direita na praia em frente ao Restaurante Pedacinho do Céu.
Quando - Dia 25/10/09 (domingo)Horário: 10:00 da manhã.

5 comentários:

duda hamilton disse...

Adorei o evento, passei a informação pra frente. Conte conosco lá. besos

Duda Hamilton e Pablo Corti

Rodrigo garcia Lopes disse...

ai que luchar!!!!!!! boa sorte no evento.

Lengo D'Noronha disse...

Estaremos lá, de amarelo, Fernando.
Cuidemos de nossos jardins!

Abraço

Anônimo disse...

Valeu galera! Todos lá então, e de amarelo.

antes que a natureza morra disse...

Oceânico abraço de parabéns pela iniciativa e pela criatividade da mesma !

James Pizarro
www.antesqueanaturezamorra.blogspot.com