quinta-feira, 10 de março de 2011

O TITÃ OCEANUS

Mosaico Romano de Oceanus, sec. III DC.
Na mitologia grega, Oceano era o imenso rio que rodearia a Terra, personificado pelo titã de mesmo nome, filho de Urano( Céu) e Gaia(Terra). Tinha o corpo formado por um torso de homem, garras de caranguejo, chifres na cabeça e grande barba, terminando em cauda de serpente.
Alguns estudiosos consideram que Oceano representava originalmente todas as massas de água salgada, incluindo o Mediterrâneo e o Oceano Atlântico, as duas maiores massas conhecidas pelos antigos gregos. Contudo, com a evolução dos conhecimentos geográficos, Oceano passou a representar apenas as águas desconhecidas do Atlântico (também chamado de "Mar Oceano"), enquanto Poseidon(Netuno) reinava no Mediterrâneo. Da união entre Oceano e sua irmã Tétis, foram originadas as ninfas dos mares ou Oceânidas, entre elas Anfitrite, mãe de Tritão, as Nereidas, os rios, além de todos os seres marinhos, que tomavam parte ativa nas aventuras dos deuses, como os golfinhos.
Os Titãs – masculino – e Titânides – feminino -estão entre a série de deuses que enfrentaram Zeus(Jupiter) e os deuses olímpicos na sua ascensão ao poder. Oceano, tal como Prometeu e Têmis, não se juntou aos seus outros irmãos titãs nesta guerra e também teria recusado a se aliar com Cronos (Saturno) para combater seu pai Urano.
Por isto Oceano era considerado cortês e profundamente sábio, pois sendo o senhor do rio universal, não necessitava subir ao Olimpo para conhecer os desígnios de Júpiter. Podendo ver o futuro nefasto dos outros Titãs, aconselhou sua filha Estige a se pôr a serviço de Júpiter. Deste modo ela foi honrada. Suas inúmeras filhas são personificações da sabedoria e das leis que dominam o cosmos: Métis "o conhecimento", Tiké "a fortuna" e Plutó "a riqueza". As Néfeles, outras filhas suas, eram ninfas deusas das nuvens. Por isso os gregos apelidaram as nuvens de "Jardins de Oceano", pois consideravam que nasciam no horizonte ilimitado, a morada do deus.

Nenhum comentário: