quinta-feira, 25 de junho de 2009

TAINHA PARA TODOS

O QUE PODE E O QUE
NÃO PODE NA PESCA

Foto arquivo

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) deflagrou em Santa Catarina a operação Tainha para Todos. O objetivo é cumprir a instrução normativa que estabelece normas, critérios e padrões para o exercício da pesca em áreas determinadas e, especificamente, para a captura da tainha.A operação é realizada entre os municípios de Itajaí, no Litoral Norte, e Passo de Torres, na divisa com o Rio Grande do Sul, desde o dia 15 de junho, com apoio da Polícia Militar Ambiental e do Instituto Chico Mendes da Biodiversidade.
A instrução do Ibama determina que, em Santa Catarina, embarcações tipo traineira, com capacidade de carga acima de 10 toneladas e devidamente autorizadas, só podem pescar fora das cinco milhas náuticas. Nas praias onde há pontos de pesca, a atividade está restrita a pescadores tradicionais durante o período de 1º de maio a 30 de julho.
Segundo o coordenador-geral da operação, analista ambiental Carlos José Ribeiro da Silva, a operação visa garantir que os pescadores tradicionais, que vivem da pesca e trabalham legalmente, possam exercer sua atividade sem a interferência de equipamentos proibidos, como por exemplo redes sustentadas por cabos ligados a âncoras ou poitas. Até agora já foram apreendidos mais de 10 quilômetros de cabos de sustentação de redes de pesca, 725 metros de rede, 18 tarrafas, sete roldanas, três âncoras e 61,5 quilos de peixe, que foram doados para instituições filantrópicas de Laguna, no Sul do Estado.Participam da operação, que segue até 30 de julho, um efetivo de 45 pessoas, que utilizam 13 viaturas do Ibama, três embarcações, um barco de abordagem e uma lancha da Polícia Ambiental.

Nenhum comentário: